terça-feira, 9 de agosto de 2011

Criança Esperança/ dinheiro/ poder ou solidariedade


O que você acha do projeto Criança Esperança, hein? Eu to perguntando por que além de querer saber o que você pensa sobre o Projeto, eu realmente não consigo construir uma opinião sólida sobre esse assunto durante anos. Mas não me esforcei também, já parei para analisar e procurei saber como funciona e não obtive resposta até a presente data.

A propaganda é massiva na TV Globo e nos meios midriatricos (mídia): os artistas em foco emprestando sua imagem e marca para conquistar o público, a amostragem dos resultados das doações, comercial dos shows é, claro, “para doar sete reais...”. Hoje eu parei para analisar, como deposito todos os anos estes valores, não sei se esse dinheiro é revertido em boas ações. É muito difícil pensar em solidariedade de puro coração com tanta grana envolvida e acreditar que aqueles 15 milhões de reais arrecadados vão para crianças carentes. Eu sou muito crítico com relação a esses negócios, principalmente quando se tratam de questões, empresas e pessoas com muito poder nas mãos. No entanto, é perceptível que nem tudo é verdadeiro, e que muitas coisas estão acontecendo com o dinheiro do Criança Esperança e a própria emissora realizadora do Projeto mostra alguns resultados de “norte a sul” do país.

Quem não sabe de nada ou quer saber mais, pesquisa. Foi o que fiz, e entre outras coisas sobre o Projeto achei uma nota de esclarecimento da UNESCO:

“Em virtude de mensagens que circulam na internet com falsas informações sobre o Criança Esperança, a UNESCO esclarece que:
1. As doações para o Criança Esperança são diretamente depositadas em conta administrada pela UNESCO, que destina esses recursos única e exclusivamente para projetos sociais implementados no Brasil. Nenhuma doação do Criança Esperança passa pela Rede Globo.
2. Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, doações para a UNESCO não são dedutíveis no Imposto de Renda, que veta supressão de contribuições feitas a organismos internacionais. Dessa forma, é inverídica a suposição de que a Rede Globo obtém benefícios fiscais com a campanha Criança Esperança. A Rede Globo, assim como a UNESCO, não se beneficia de qualquer recurso de abatimento fiscal em função do Criança Esperança.
3. Todo ano, por meio do jornalismo e da grade de programação da emissora, a Rede Globo e a UNESCO divulgam para a sociedade o trabalho realizado pelos projetos sociais que recebem recursos da campanha Criança Esperança. A lista completa dessas iniciativas está neste site, bem como informações gerais a respeito do projeto.
A UNESCO lamenta que pessoas ou grupos propaguem informações falsas para prejudicar um projeto que se destina a beneficiar, com recursos e exposição de temas, um dos mais sensíveis e vulneráveis segmentos de nossa sociedade. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos milhares de brasileiros que há 21 anos contribuem com o Criança Esperança, permitindo que até hoje se tenham destinado recursos para apoiar mais de cinco mil projetos sociais.”


Tem outras coisas que eu gostaria de saber. Será que os artistas que participam dos shows recebem cachê? Quem paga os custos dos shows e divulgação são os apoiadores? Não deveria ter uma prestação de contas mais clara para população que transcendesse os comerciais institucionais com histórias de vida que mudaram depois da ajuda do projeto Criança Esperança no Brasil?
Apesar de estar absorta em tantas dúvidas, tenho uma opinião bastante segura: muitos doadores são seduzidos pelo mundo encantado da televisão e as campanhas publicitárias do projeto Criança Esperança, que dão conta do recado na hora de deslumbrar e despertar aquele espírito de responsabilidade e consciência social fazendo uma doação.
Esse espírito que deveríamos ter todos os dias, todos os meses do ano há todo momento. Mas às vezes passamos por uma mãe com a criança na rua com frio e fome e o máximo que fazemos é “ô meu Deus que situação...” e pronto. Vamos embora para nossas vidas confortáveis e no calor da nossa casa doamos um dinheiro para o projeto Criança Esperança como. Um tipo de alívio de consciência, mas aquela mãe e criança nunca vão saborear um leite proveniente daquele dinheiro. Para ser solidário, temos que olhar em volta, para aquelas crianças de nossa cidade, de nosso bairro. Quantas instituições precisando de uma ajuda mínima, quantas pessoas precisando de atenção e carinho, aí do seu lado.

Gostaria de saber, o que você acha e como deveria ser o projeto criança esperança para ter mais transparência na aplicação dos recursos. Acesse o meu blog e participe com seu comentário sobre o que vocês acham.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

sei.

17 de agosto de 2011 às 19:21  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho o criança esperança, um grande engodo, mas a grande maioria gosta de ser enganada .Se depender de mim a globo e seus asseclas vão morrer de fome. Prefiro ajudar pessoas carentes próximas a mim, pois assim eu fiscalizo também, como são utilizadas as minhas doações. Um abraço.

9 de setembro de 2011 às 13:13  

Postar um comentário

Aos visistantes e membros do blogger, solicito a gentileza de não postar mensagens, que venham a ter algum cunho de contéudo pornográfico. E que se abstenham de fazeer algum discurso de ordem ofensiva. Pois o propósito do mesmo é sério. E agradeceria a todos, as contribuições de seus comentários reservados, aos respectivos assuntos, de contéudo, referentes e relevantes, a cada postagem em seu contexto, e objetivo espécífico; Claramente visto no discorrer das proposições.

Atenciosamente

O Moderador do Bloggler

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial